Entenda as diferenças entre uma Página e um Perfil no Facebook

Entenda as diferenças entre uma Página e um Perfil no Facebook

Perfil

O Perfil relaciona-se basicamente a uma pessoa. Abrir um perfil (profile) é o primeiro passo ganhar vida no Facebook. Através dele podemos procurar amigos, junta-los à nossa rede de contatos, compartilhar links, imagens, textos, vídeos e idéias. Ao adicionarmos alguém como amigo, estamos automaticamente dividindo o nosso mundo virtual com ele. E vice-versa. Temos também a opção de enviar mensagens privadas aos nossos amigos (messages) ou falar com eles em tempo real (chat).

Cada pessoa pode ter apenas uma conta Facebook. A regra existe para manter a identidade dos utilizadores, assim como na vida real. Isso até pode ser driblado, criando um nome ou email diferente, mas não é indicado. Afinal, você é você!

Muitas empresas criam as suas páginas como perfis pessoais e não como páginas de Fãs. Isso está equivocado! Para isso existem as páginas!

Página de fãs

 
Uma página de fãs tem uma finalidade profissional. Ele deve representar uma empresa, site, blog, etc. Assim como não é indicado que uma pessoa tenha uma página, não é igualmente indicado que um negócio tenha um perfil. Lembrando que perfil é para pessoas e páginas são para negócios.

A página serve para divulgar produtos e serviços, e também para criar uma rede de contatos interessados no que a página (empresa/site) oferece. Ao contrário de um perfil, que é visto apenas por quem é amigo, uma página de fãs está disponível para todos.

Quem cria uma página de fãs no Facebook passa a ser automaticamente o seu administrador. A partir daí, ele pode convidar também outras pessoas para administrar o conteúdo da mesma.

Se a sua pagina de fãs atingir um determinado número de fans poderá definir um URL próprio para a sua página de forma a ser mais fácil a divulgação.

Principais diferenças entre Páginas e Perfis:

  • A informação contida nas páginas de fãs é indexada pelo Google e terão um posicionamento elevado. O mesmo não ocorre com o Perfil.
  • Uma página pode ser promovida através de anúncio pago. O perfil não.
  • Não há limites para a criação de páginas, enquanto o perfil é apenas um.
  • Na página, os administradores conseguem ver dados estatísticos sobre as visitas e participação dos fãs nos temas abordados (número de interações, entradas e saídas de fãs, feedback aos conteúdos inseridos, etc). Além disso, toda semana é enviado um e-mail para o administrador com os principais dados.
  • Qualquer pessoa pode ser fã de uma página, sem necessidade de permissão prévia (diferente do perfil). No entanto, é possível aos administradores remover fãs.

Resumo

  • Os perfis devem de ser utilizados para fins pessoais, ou seja, para indivíduos e não para empresas ou marcas, não podendo de forma alguma ter um caráter comercial ou institucional.
  • As páginas de fãs são as indicadas para empresas ou marcas e servem para a criação de uma relação duradoura entre marca e consumidor.